quinta-feira, 30 de maio de 2013

RELATÓRIO MOSTRA A VERDADEIRA FACE DA EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

Depois de uma intervenção do vereador Raimundo do Miteco (PSD) a respeito de um relatório feito pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, seus conselheiros resolveram encaminhar a câmara cópia do levantamento informando que “durante a segunda quinzena de abril de 2013 supostos problemas estavam acontecendo nas escolas da rede municipal, tanto na zona urbana quanto rural”, diz também que “o conselho fez uma fiscalização em todas as escolas e setores educacionais municipais da zona urbana e nas escolas da zona rural”. O relatório diz que o conselho detectou vários problemas como a superlotação de funcionários em vários setores da educação, salas de aula superlotadas, espaços educacionais como o laboratório de informática que não está funcionando – mesmo assim tem problemas sérios de má estrutura física como por exemplo a escola polo do Tatuaia  que apresenta vários problemas físicos. O expediente descreve que o “o conselho sempre cobrou, deu sugestões e denunciou, não só o atual governo como os outros passados e mesmo assim vários problemas se multiplicaram a cada dia no município”. Finaliza o documento que “o relatório primeiramente foi enviado ao atual governo para que fossem tomadas as providências cabíveis, mas infelizmente até o momento não foi tomado, segundo o conhecimento do conselho, nenhuma providência”.
Assinam o documento os conselheiros Ivane Maria Brasil da Conceição, Maricélia Novais da Silva, Rubenilson Corrêa de Barros, Alfredo Borges da Silva e Zenilson José Azevedo Martins.

O RELATÓRIO

UMEI Nossa Senhora Aparecida – o relatório diz que funcionam quatro turmas pela manhã e não está de acordo com a portaria observando o número de espaços. A unidade três pela parte da tarde. Um dos problemas na unidade é o número reduzido de alunos, em vista que no setor existem muitas crianças. O número de serviços gerais também funciona a pouco tempo em uma casa que fica próximo a uma cerâmica, estando os alunos sujeitos a doenças respiratórias por conta da fumaça. A sugestão do conselho é de que a prefeitura faça o remanejamento de serviços gerais.

UMEI São Francisco de Assis – O conselho pede para rever o número de serviços gerais, para ser observado o número de agentes, a carga horária da coordenadoria e alerta para o fato de ter três auxiliares de turma possuir tempo de serviço (1 com + de 30, 01 com + de 20 e 1 com + de 16) Licença especial.

UMEI São Miguel Arcanjo – A informação que o conselho teve da direção foi que a professora da sala de leitura tinha 100h e atendia somente o turno da manhã, a frequência diz que a lotação é de 200h para atender dois turnos. A frequência diz que a escola tem uma secretária (licença especial, tem + de 20 anos) e um agente administrativo. Observou que um auxiliar remanejado para o portão, já que não há a necessidade devido o agente ficar na porta de entrada. O número de alunos diminuiu devido a saída dos alunos de três anos, indicando que no próximo ano a tendência é diminuir cada vez mais e dá como sugestão o funcionamento só em um turno.

UMEI Divino Espírito Santo – Os alunos evadiram por conta da promessa do governo de construir uma unidade na comunidade próximo as suas residências. Solicita urgência por conta de que as crianças estão fora da escola. A unidade funciona com o mínimo de alunos e um número grande de funcionários.

UMEI Abelhinha – Um professor está disponível na sala de leitura sem a necessidade no momento já que funciona numa sala com espaço mínimo, não comportando nem uma turma. O número de serviços gerais não condiz para o espaço. Novos contratos de serviços gerais sem necessidade e sem responsabilidade. Alerta que em um mês um apresentou três atestados. Diz que pelo menos quatro contratados tem que ficar de fora.

UMEI Sagrado Coração de Jesus – Uma professora na sala de leitura que possui 200hs deve ser remanejada para outro estabelecimento onde há necessidade desse profissional. Não há necessidade de agente de portaria, ficando então dois serviços gerais disponíveis.

UMEF Nossa Senhora de Nazaré – Deve ser revista a questão dos funcionários da sala de informática e remanejar para outro estabelecimento. O número de professores da sala de leitura está excedido.

UMEF Professora Raimunda Pinho – O professor de arte não aceitou nenhum horário proposto pela escola e, por isso, as turmas estão sem aulas. O professor, segundo a vice-diretora, tem compromissos em outros municípios e está sendo colocadas faltas. Rever o espaço destinado a sala de aula de leitura onde tem uma carga horária excessiva num espaço mínimo. O número de agentes administrativos não está suprindo as necessidades da escola. Carece de mais cinco profissionais. O número de alunos permite mais um vice na direção.

UMEF Tomás de Aquino – Rever o número de serviços gerais.

UMEF Ney Peixoto – A direção acha que o número de serviços gerais é excessivo. Assim como a carga horária na sala de leitura também se encontra com excesso.

Externato Santo Antônio Maria Zaccarias - Rever a criação de um turno adicional de 150hs com o objetivo de contratar uma funcionária. Segundo a direção está sendo feito um teste, se atrapalhar, não aprovará. Necessita de um funcionário para o laboratório de informática.

EMEF Padre Leandro Pinheiro – Rever o número de serviços gerais. Rever a carga horária da sala de leitura. Rever a situação da biblioteca.

EMEF São Pedro – O laboratório de informática não está funcionando e tinha 350hs, dois funcionários encostados (uma transferência para o Licurgo de 100hs no laboratório de informática). Rever a distribuição da carga horária da sala de leitura, pois não funciona no primeiro turno.

UMEF Hilda de Oliveira – O laboratório de informática é uma espécie de depósito de tudo sem a mínima condição de atender crianças. O descaso dos professores, atendimento especial são realizados no pátio da escola. Tem que rever toda a estrutura da escola, tem muitos degraus . A escola precisa de um olhar especial em todos os aspectos.

EMEF João Simão – Precisa de agente administrativo. Rever a sala de leitura (parece mais um cantinho de leitura). Sala de informática no momento da visita estava fechada. Carga horária excessiva no laboratório.

Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Nazaré – O número de serviços gerais é muito grande para a unidade. A estrutura está organizada de acordo com as necessidades da clientela que são crianças de 0 a 3 anos-creche e 4 a 5 anos-educação infantil. O problema da unidade é o horário de saída das crianças, na ocasião da visita não foi tocado no assunto por acharem que seria uma iniciativa da administração da SEMED, que deve conversar sobre as perdas que acarretará aos alunos a redução do horário que foi para as 2:30hs de aula.

UMEF São José Operário – Todas as informações da direção contradizem o levantamento enviado para a SEMED. Foi detectado um número grande de serviços gerais contratados. Dois agentes administrativos contratados para a cantina (um para cada turno). Segundo alguns funcionários os contratados estão sem fazer nada e atrapalhando o serviço dos demais. Um contratado como professor de informática que nem abre a sala (vê a idade e a formação) talvez não tenha o ensino médio e foi lotado como professor. Dos espaços pedagógicos somente o de atendimento especial, recebe os alunos normalmente. Faltam projetos que envolvam o corpo docente e discente nos espaços pedagógicos. 100% a influência do vice-prefeito na lotação dos contratados. Segundo alguns funcionários ainda irão contratar mais.

EMEF Raimunda Machado – Mesmo não tendo espaço na sala de leitura lotaram mais uma concursada com 100hs. A secretária da escola é concursada e recebe como professora.

POLO BELA VISTA Izaura Domingas – Os alunos dos terceiro e quarto turnos não tem atendimento de informática. Não sala multifuncional, segundo a professora tem alguns materiais e jogos, mas, na ocasião da visita não tinha iniciado o atendimento. A escola Alacide Nunes tem duas turmas com especiais e um serviço geral, vê a situação. O Polo tem uma UMEI que não funciona por necessitar de reparos, são muitos os problemas.

POLO SÂO PEDRO José Ferreira – O polo funciona com muitas turmas espalhadas pela comunidade: 2 no barracão, 2 atrás do centro, 2 no centro, 1 no casulo. Viabilizar a construção de salas de aulas com urgência. São 13 anexos. Ao todo 25 crianças especiais.

POLO TATUAIA Santa Maria – A escola funciona sem o mínimo de infraestrutura. Muitas crianças especiais e não tem um profissional para assisti-las. Uma turma de educação infantil multisseriada. Um professor contratado para o projeto horta. A escola possui somente um computador velho para servir a secretaria. Foi solicitado alguns armários. O poço precisa ser avaliado para saber a providência a ser tomada. Precisa da construção de algumas salas de aulas. Sala de Professores e demais espaços pedagógicos, como uma sala de leitura para organizar os livros que estão estragando num canto da escola.

POLO SANTANA – UMEI (anexo) do Acarí sem telhado. Há mais de dois anos está funcionando no pátio da escola. Na Serraria Boa Vista 1 sala foi dividida ao meio para atender duas turmas multisseriadas. Aparelhos de impressão todos com defeitos. A professora de educação física não está aparecendo para as aulas. Avaliar o funcionamento de todos anexos.

CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – As informações dadas pela diretora são contraditórias levando em conta a folha de frequência atual – na ocasião da visita somente uma turma tinha auxiliar de turma – o número de professores no total de titulares ultrapassa o número de turmas. A estrutura física está caminhando para o que chamamos de adequada para atender o público infantil, salas organizadas e amplas. Considerando o total de espaços o número de serviços gerais está elevado.

CIMIE Casa alugada no centro – Computadores com problemas. Os centros de informática funcionam formando turmas subdivididas nos dois turnos. O trabalho do centro está voltado para a comunidade em geral, principalmente, na preparação de jovens que buscam o primeiro emprego. Rever asituação.

Secretaria de Educação – A situação da SEMED deve ser revista no sentido que todos os cargos comissionados tem uma tabela de remuneração e gratificações. Na maioria desses cargos estão recebendo pelo salário base do professor e alguns com gratificações que são destinadas somente a professores em sala de aula. Os motoristas lotados na SEMED não estão desenvolvendo nenhuma função o que sugere que sejam remanejados para outra secretaria considerando que são concursados.

No rodapé o conselho justifica que é uma forma de ajudar a secretaria de educação no sentido de que é imprescindível a revisão de toda lotação para que assim possa melhorar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino, “cabendo a nós enquanto conselheiros e fiscais do Fundo levantar a problemática, bem como sugerir ações para que o governo através da secretaria de educação tome as devidas providências para resolver os problemas apontados”.

Após esse extenso relatório do Conselho do FUNDEB, cabe perguntar ao executivo municipal se as providências foram tomadas após o conhecimento desses problemas. O relatório se tornou público cabendo aos pais ou responsáveis por alunos irem até as escolas e perguntar para a direção se alguma coisa foi feita. O mesmo deve ser feito pelo Conselho e Vereadores. Será que a mudança de secretário vai mudar as coisas?
Extraído do Relatório do Conselho do Fundeb