quarta-feira, 10 de julho de 2013

REDES SOCIAIS REPUDIAM MATÉRIA FALSA DO DIÁRIO DO PARÁ

Foto pode ser de uma publicação de 2012 em Honduras
É comum blogs reproduzirem matérias dos principais jornais do País, principalmente do Pará, quando o assunto chama atenção e que é de grande repercussão, como o caso do publicado no jornal Diário do Pará de hoje, 10, onde denuncia que a Santa Casa do Pará está abandonada e dá destaque a um bebê dentro de uma caixa, legendado com os dizeres: “O retrato do descaso com a saúde pública pode ser visto nessas imagens feitas por um funcionário e que mostram as precárias condições de trabalho e recém-nascidos em caixote de papelão”.

Seria um caso de polícia se fosse verdade. No início da tarde, através das redes sociais, um internauta denominado “Patrulheiro da Rede” denunciou a farsa do jornal Diário do Pará indagando o seguinte“Bebês em caixas de papelão em maternidade no Brasil. ou Mentira? Está circulando na rede, hoje, uma foto ondVerdade e afirma que numa maternidade qualquer no Brasil estaria sendo colocados bebes em caixas de papelão. Verdadeiro o Falso?

Primeiro: Tem todas as características de um hoax. 1- Não cita fonte. 2- Não informa onde é a tal maternidade. 3- Não existe notícia na net ou noutro lugar qualquer, a não ser blogs que reproduzem. Conclusão: É falso. A foto foi publicada em novembro de 2012 e refere-se às condições no Hospital do Ocidente em Honduras”.
Os usuários após constatarem a, possível, farsa denominam a matéria como “Fake” (falso) e ridicularizam o jornal pela publicação que consideram mentirosas.

Segundo o patrulheiro da Rede, o jornal usou fotos de um hospital de Honduras publicadas pelo periódico “Reporte Confidencial” que trás como título de matéria “Estamos no Hospital do Oeste, recém-nascidos em uma caixa de papelão” e apresenta a mesma imagem divulgada pelo Diário do Pará.


Vamos esperar uma manifestação do Jornal se retratando ou não sobre a matéria publicada que já vem causando polêmica. Com respeito aos nossos internautas que acessam diariamente nosso Blog, não mais reproduziremos matérias desse jornal.