quarta-feira, 5 de março de 2014

CELEBRAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS DÁ INÍCIO A QUARESMA

Nesta quarta-feira (5), a Igreja Católica iniciou o tempo quaresmal com a celebração das cinzas. Neste dia, os fiéis participaram da cerimônia religiosa onde recebem as cinzas na fronte em sinal de penitência e de oração. Para os católicos a Quarta-feira de Cinzas é um dia de penitência, quando os fiéis são convidados a intensificarem a oração, o jejum e a solidariedade e estenderem a prática durante toda a Quaresma. Já o rito de imposição das cinzas manifesta o desejo de particular de conversão e de arrependimento dos pecados.

Cinzas
São obtidas através da queima das palhas dos ramos usados na Semana Santa do ano anterior. Na abertura da Quaresma, os fiéis são marcados com as cinzas em sinal de penitência. Durante a cerimônia, são lidas passagens bíblicas que falam da oração, do jejum e da caridade.

Quaresma
É o período que antecede a Páscoa. Durante 40 dias, a Igreja Católica intensifica a mensagem de conversão, de penitência e de mudança de vida. Durante este período, algumas pessoas costumam se privar de determinados costumes ou alimentos como forma de jejum. Em algumas igrejas, costuma-se cobrir as imagens com um pano roxo.

Campanha da Fraternidade de 2014
Com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (5), a Campanha da Fraternidade de 2014.