domingo, 15 de setembro de 2013

LIXO HOSPITALAR RETIRADO DAS MARGENS DA BR É JOGADO NO LIXÃO

Vários sacos com material hospitalar foram desbocados
no lixão do bairro Umarizal.
A equipe do Blog Pautado Noticias retornou, na manhã do sábado, 14, ao local onde haviam despejado inadequadamente resíduos hospitalares e constatou que uma equipe da prefeitura havia estado no lugar e retirado todo o lixo através de uma máquina e uma caçamba. Segundo um morador que presenciou a retirada, a equipe da prefeitura não demorou muito tempo para retirar todo o entulho denunciado pelo Blog. O impressionante é que o trabalho foi feito as pressas e nem todo o resíduo foi retirado como vidros de remédios, embalagens de medicamentos e até uma ampola intacta. A operação deveria ter sido feita com o acompanhamento de técnicos da secretaria de meio ambiente e da vigilância sanitária, o que não aconteceu. Para encobrir alguns resíduos que ficaram o operador fez uma revirada na terra escondendo parte do material entre os entulhos. Segundo ainda o morador, grande quantidade do material hospitalar está enterrado em uma cova no mesmo local.

MATERIAL FOI PARAR NO LIXÃO
Catadores de lixo estão indignados e com medo de ter
seringas e demais materiais infectados.
Procurado por nosso Blog, o responsável pelos maquinários e caçambas da prefeitura Severino Amaral, nos informou que após solicitação enviou uma equipe até o terreno para providenciar a retirada dos resíduos. Perguntado sobre o local onde foi remanejado todo o entulho, tivemos como resposta de que “tinha sido enviado para o lixão e enterrado em um buraco”. O lixão fica no bairro do Umarizal, perímetro urbano do município, onde diariamente dezenas de catadores de lixo se arriscam em meio aos diversos tipos de materiais jogados naquela área. Perguntamos a alguns catadores que se encontravam no local e fomos informados de que a caçamba havia despejado o material hospitalar e apontaram o local.

MAIS LIXO HOSPITALAR FOI ENCONTRADO NO LOCAL
Em todo o local se encontra material hospitalar misturado
ao lixo doméstico.
Além de o lixo hospitalar despejado pela prefeitura no lixão do Umarizal, catadores denunciaram de que havia no local vários sacos pretos contendo resíduos hospitalares e que todos os dias pessoas vão jogar esse tipo de resíduo ali. Dentro dos sacos havia grande quantidade de seringas, agulhas, gases, luvas entre outros. Alguns catadores reclamaram da atitude e pedem para as autoridades uma maior fiscalização no combate a esse crime que além de ser ambiental é contra a pessoa. “Temos que tomar todo o cuidado do mundo para não sermos picados pelas agulhas e bisturis jogados aqui”, reclamou um dos catadores.

QUEM MANDOU?
Após denúncia do Blog o lixo hospitalar foi retirado deste
local e levado para o lixão do Umarizal. Ainda existem restos
de medicamentos no local.
É a pergunta que todos querem saber. Como se trata de um crime ambiental, medidas administrativas devem ser tomadas pela secretaria de meio ambiente do município visando identificar as pessoas que jogaram o material às margens da BR 010 e no lixão. O Pautando noticias tentou entrar em contato com o pessoal da prefeitura e não teve êxito. O Blog está à disposição dos órgãos responsáveis pelas fiscalizações para se manifestarem sobre o publicado.

DENÚNCIAS
Mesmo após a retirada do material denunciado ainda
restam ampolas e vidros de remédios
O caso já foi denunciado à Sema, Ministério Público e Anvisa através do dispositivo de denúncia existente nas páginas dos órgãos, o que deverá ser feito também para a comissão de saúde da câmara de vereadores e conselho de saúde do município.