domingo, 26 de janeiro de 2014

CELPA SUBSTITUI OLHÕES NA CAPITAL PARAENSE

Padrão convencional possibilita maior controle do consumo de energia. A troca do padrão de ligação não tem nenhum custo para o cliente.
Cerca de 10 mil unidades consumidoras em Belém devem ser atendidas na primeira etapa da substituição do sistema de medição de energia elétrica conhecido como "olhão" pelo padrão convencional de ligação de energia elétrica. A ação iniciou nas avenidas Duque de Caxias e Rômulo Maiorana, no bairro do Marco.
Para o cliente, o padrão convencional de ligação possibilita maior controle do consumo mensal, pois é instalado na divisa da propriedade com a rua e por este motivo é o modelo pelas concessionárias de energia brasileiras. A intenção é contemplar nos próximos anos todo o Estado do Pará.
De acordo com a Celpa, a troca do padrão de ligação não tem nenhum custo para o cliente. Mas, os clientes que solicitam uma ligação nova ou um aumento de carga, passando de monofásico para trifásico, por exemplo, devem preparar o padrão para serem ligados à rede.
A Celpa afirma que está intensificando a manutenção preventiva e limpeza das lentes do sistema de medição CP Rede (conhecido como olhão) até que todos os padrões sejam trocados. No caso das ligações novas, é importante que a instalação do padrão de ligação seja feita por um profissional capacitado.
Instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), eletricistas de comunidades e vendedores de lojas que já estão comercializando os materiais utilizados na montagem do padrão passaram por um treinamento oferecido pela Celpa. Em Belém, 11 lojas já dispõem dos materiais.

Para solicitar uma ligação nova, o cliente deverá ir a uma agência de atendimento da Celpa e informar ao atendente dados pessoais do titular, endereço do imóvel, carga detalhada (relação de aparelhos elétricos que serão utilizados), tipo de ligação (monofásica, bifásica, trifásica ou polifásica) e a natureza da atividade desenvolvida no local. Nas agências e no site da empresa, o cliente encontra a norma técnica que especifica a instalação do padrão e o folder com informações sobre o novo padrão. Fonte: G1 Pará