quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEMANA SANTA: CELEBRAÇÕES VÃO ATÉ DOMINGO

Todos os anos os católicos lembram-se do sofrimento de Cristo durante a programação da Semana Santa que teve início no último domingo com a Missa de Ramos.
Procissão da Fuga do Senhor, Missa do Crisma com a cerimônia do Lava Pés, Procissão do Senhor dos Passos, Procissão do Senhor Morto e Vigílias farão parte da programação que se encerra domingo.

Via Sacra Dramatizada
Um dos momentos que emociona os fiéis católicos na programação da Semana Santa em São Miguel do Guamá é a Via Sacra Dramatizada que acontece todos os anos no largo de Nossa Senhora de Nazaré, encenada por 80 pessoas que atuam nas mais diversas profissões, nesta sexta-feira, 18, às 19h. Os atores realizam os papéis vividos por personagens bíblicos encenando as 15 estações percorridas por Jesus antes de sua morte. Os atores envolvidos na encenação passaram mais de um mês trabalhando na estruturação do evento e ensaios para serem apresentados às centenas de pessoas que irão até o largo de Nossa Senhora de Nazaré na sexta-feira.

O que é a Semana Santa / Semana da Paixão?
A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição). Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo. Semana Santa é descrita em Mateus capítulos 21-27; Marcos capítulos 11-15; Lucas capítulos 19-23 e João capítulos 12-19. A Semana Santa começa com a entrada triunfal de Jesus no Domingo de Ramos, montado em um jumento, assim como profetizado em Zacarias 9:9.
A Semana da Paixão continha vários eventos memoráveis. Jesus purificou o Templo pela segunda vez (Lucas 19:45-46), então disputou com os fariseus a respeito de Sua autoridade. Depois disso, Ele fez o Seu Discurso das Oliveiras sobre o fim dos tempos e ensinou muitas coisas, incluindo os sinais de Sua segunda vinda. Jesus comeu a sua Última Ceia com os discípulos no Cenáculo (Lucas 22:7-38), depois foi para o jardim de Getsêmani para orar enquanto esperava que a Sua hora chegasse. Foi aqui que Jesus, depois de ter sido traído por Judas, foi preso e levado para os julgamentos diante de vários sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes (Lucas 22:54-23:25).
Após os julgamentos, Jesus foi açoitado nas mãos dos soldados romanos. Em seguida, foi forçado a carregar o Seu próprio instrumento de execução (Cruz) pelas ruas de Jerusalém, ao longo do que é conhecido como a Via Dolorosa (caminho das Dores). Jesus foi então crucificado no Gólgota no dia antes do sábado, foi sepultado e permaneceu no sepulcro até domingo, um dia depois do sábado, e, em seguida, gloriosamente ressuscitou.
Esse tempo é conhecido como Semana Santa porque foi quando Jesus Cristo realmente revelou a Sua paixão por nós através do sofrimento pelo qual voluntariamente passou a nosso favor. Qual deve ser a nossa atitude durante a Semana Santa? Devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, igualmente devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de Sua morte e ressurreição.